DEZ
IQUALDADE
No que respeita a igualdade, desprezado o tecnicismo reinante, em conceito, igualdade é o reconhecimento de que todos os homens nascem iguais e as únicas distinções que admite são o mérito, o talento, a sabedoria, a virtude e o trabalho. Várias linhas de pensamento trazem que idéia de igualdade tem uma relação direta com os direitos fundamentais do cidadão e com a dignidade da pessoa humana, tendo como escopo o sentido de justiça, em estreita cumplicidade com os cânones do humanismo.

Reconheça-se que é incompleta a expressão ideológica de Igualdade, sendo o seu sentido, em essência, um sentido útil politicamente. Quer admitamos ou não, a inveja é um dos pilares da dinâmica Social. Funcional ou conjunturalmente, somos todos diferentes, sofremos da particularidade de nos relacionarmos com o Universo de forma própria, circunscritos a uma relação transcendental que nos projeta no espaço e no tempo, único e inocupável simultaneamente. Partindo daí, a sociedade só pode ser explicada por um contrato que formule as condições da garantia da independência que o homem possui por natureza, sem distinção de castas, raças ou grupos sociais. A igualdade não é, portanto, o nivelamento puro e simples dos indivíduos, pois estes diferem entre si pelo seu valor, decorrente das suas qualidades pessoais. O certo é que cada um presta á coletividade serviço de maior ou menor importância, merecendo em retribuição ,prerrogativas correspondentes à sua função social. Existir já é ser igual.

Dagoberto Silvério
Vice-Presidente de Finanças e Jurídico