ABR
Perda de Sonho
Os encargos profissionais que nos são impostos, obrigam-nos a sermos muito sérios e retiram grande parte do nosso tempo para os sonhos.
Os números, simplesmente falando, é a nossa referência e representa a importância do ter, do possuir, de saber quanto custa, do valor patrimonial, cambial, etc.

Os detalhes, as coisas mais importantes da existência, aquilo que pode ser útil, as possibilidades e oportunidades, insistem em afirmar que é algo sem valor.

As pessoas incumbidas de nos conduzir se preocupam com coisas inúteis, imediatistas e não dão o devido valor aos envolvidos.

A maturidade nos encaminha para mudança de valores, revela equívocos em relação às instituições e daquilo que nos rodeiam,sendo que na maioria das vezes nossas angústias são resolvidas na solidão dos pensamentos, no nosso intimo.

Ao nos entregarmos às obrigatórias preocupações diárias, perdemos a tranqüilidade e a liberdade, deixando-se aprisionar pelas fórmulas facilitadoras, desprovidas de sabedoria e de discernimento do que seja essencial. Seja dia, seja noite, o tempo parece durar muito pouco! Não sobra muito para aproveitar a vida a nossa volta.

Quantos de nós têm trabalhado exageradamente, explorado pelos olhos daqueles que nunca fizeram um lançamento ou um relatório técnico sequer, que nunca se sentaram com um cliente para negociar ou para dar assistência a um ex-empregado recém desligado, que nunca atenderam uma exigência fiscal, que nunca estiveram do lado de fora dos balcões nas repartições,onde é exigido procurações, declarações, autorizações, reconhecimento de firma , senhas, ainda que seja para resolver uma situação de interesse público.

Vemos e sentimos pessoas que são hábeis no campo da teoria, gestores de passagem, ocupantes precários de cargos importantes, e que se dedicam de forma descompromissada em cumprir metas pré-estabelecidas, postando-se como meros expectantes da vida que passa e que não se agitam qualquer que seja o motivo.

Não devemos ser moralistas, obedecendo cegamente às regras sem pensar sobre elas, é perfeitamente possível ser ético e moral ao mesmo tempo, especialmente quando questionamos determinada regra moral porque, refletindo sobre ela, a consideramos equivocada, ultrapassado ou simplesmente errada.

Dagoberto Silvério